Parte do trabalho de um corretor no mercado imobiliário é realizar a captação de imóveis. Essa é uma tarefa que demanda tempo e que precisa de certos conhecimentos para ser feita corretamente.
A captação de imóveis é essencial para existir uma oferta considerável para os clientes que realizam a compra ou locação, seja de imóveis novos ou de imóveis usados. Portanto, ela exige do corretor de imóveis dedicação e persistência.
Um ponto importante da captação de imóveis é o processo, que varia desde a análise das tendências de mercado até a conferência de documentos. Neste artigo, você acompanhará mais detalhes sobre esse assunto. Confira!
O que é a captação de imóveis?
A captação de imóveis é a atividade realizada pelo corretor de prospectar novos imóveis para integrar o portfólio de vendas pessoal ou da imobiliária em que ele trabalha, tanto para locação como para venda.
Ou seja, captar imóveis é a busca pelas melhores oportunidades de negócios para a imobiliária. Por conta dos detalhes dessa atividade, ela é vista como um grande desafio para os profissionais do mercado imobiliário.
Hoje, existem formas de facilitar o trabalho de captação de imóveis com ferramentas específicas para este propósito. Inclusive, você pode conferir mais sobre uma delas no nosso webinário disponível no YouTube. Veja:
Como fazer a captação de imóveis?
Agora que você já compreende com mais detalhes o que é a captação de imóveis, chegou a hora de entender como você pode fazê-la de forma eficiente. Para isso, separamos neste artigo as melhores dicas. Veja logo abaixo:
Captação de imóveis online
Não se limite a realizar a captação de imóveis apenas presencialmente. Existem diversas ferramentas online que podem ajudar o corretor de imóveis nessa tarefa onde o próprio proprietário anuncia a sua intenção de compra ou venda de imóveis.
As próprias redes sociais são exemplos de locais onde o corretor de imóveis pode participar de comunidades em que são anunciados imóveis e entrar em contato direto com os proprietários para oferecer os seus serviços.
Além disso, também é possível fazer a captação de imóveis através de seu próprio site. Hoje, existem diversos criadores de sites com CRMs otimizados para criar ainda mais facilidade em sua administração.
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Seja uma referência na sua região de atuação
Muitas imobiliárias e corretores de imóveis se especializam em alguma região. Seja para a captação de imóveis ou apenas para atuar com a venda de nossos e antigos imóveis. Atuar de forma segmentada pode trazer resultados mais rápidos.
É importante que todos da região tenham conhecimento do seu trabalho. Afinal, muitos negócios podem vir de indicações de conhecidos. Portanto, sempre explore a região e faça contato com os moradores e comerciantes.
Porém, também não deixe de explorar oportunidades em outras regiões próximas que a sua imobiliária também atenda. Assim, você consegue identificar regiões que estão valorizando e recebendo mais interessados.
Faça análise do público
Uma tarefa importante na hora de realizar a captação de imóveis e a venda dos mesmos é fazer uma boa análise do público. Essa pesquisa é essencial para entender as necessidades de seus clientes, desejos e expectativas.
Com isso alinhado, fica muito mais fácil apresentar propostas que, de fato, possuem chances de serem aceitas e de serem fechadas com muito mais facilidade e rapidez, economizando o tempo de ambas as partes.
Uma boa análise de público também pode ser o seu grande diferencial em relação aos seus concorrentes. Esse conhecimento também irá permitir que as imobiliárias e corretores de imóveis elaborarem campanhas de marketing mais assertivas.
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Avaliações precisas e reais
De nada adianta o corretor realizar a captação de imóveis perfeitamente se, depois, ele não sabe avaliá-lo de forma correta. Colocar um imóvel a venda acima ou abaixo do seu valor real de mercado pode gerar dificuldades em sua negociação.
É possível ter uma ideia do valor dos imóveis da região ao realizar uma pesquisa dos imóveis disponíveis naquele local que apresentam características semelhantes. Caso não seja a primeira vez que o imóvel entra em catálogo, também é importante considerar o seu histórico de valores ofertados anteriormente.
Atualmente, também existem calculadoras que podem ajudar na precificação correta dos imóveis, onde são usadas, até mesmo, inteligências artificiais para analisar bancos de dados com diversos imóveis. No nosso webinário, damos o exemplo de uma delas.
Gere conteúdo de valor para os seus clientes
Além de um estabelecimento físico, para aumentar a sua captação de imóveis também é importante criar uma presença online. Isso, pode ser feito através da criação de conteúdos de valor para os seus clientes.
Criar um blog e realizar marketing de conteúdo nele é um excelente exemplo de como atrair mais leads (clientes em potencial) para o seu negócio ou sua carteira como corretor de imóveis.
Essa, também é uma excelente forma de ter os primeiros contatos com os seus clientes já que, através dos conteúdos, você poderá tirar diversas dúvidas de quem está pesquisando sobre algum assunto do mercado imobiliário.
Marketing imobiliário de indicação
Outra forma de marketing que pode te ajudar na captação de imóveis e na venda dos mesmo é o marketing de indicação. Você ou a sua imobiliária podem oferecer algum tipo de bonificação para quem já foi seu cliente que pode indicar outras pessoas.
Como essas pessoas já conhecem a sua empresa, podem falar de acordo com suas percepções as qualidades que o seu negócio (como o atendimento, por exemplo), com mais naturalidade e identificação.
Com o marketing de indicação, várias barreiras de “entrada” de qualquer novo cliente já são quebradas, pois eles sentem que tem o “aval” de qualidade de algum conhecido. Tornando assim, as negociações mais fáceis de acontecer.
Além disso, os seus clientes que indicam também vão se sentir valorizados e, através da recompensa, terão mais gatilhos que incentivem as indicações. Portanto, essa também é uma oportunidade de estreitar laços com eles.
Quantidade e qualidade devem andar juntas
Na hora de realizar a captação de imóveis, tanto a quantidade como a qualidade são dois fatores que precisam andar juntos, pois apresentam vantagens diferentes que podem te trazer resultados diferenciados no mercado imobiliário. Ao focar em quantidade, você terá:
- Maior cobertura de área com mais imóveis da região sendo negociados por você ou pela sua imobiliária;
- Mais corretores de imóveis trabalhando, o que ajuda a aumentar a receita da imobiliária;
- Mais possibilidades de negócio já que você pode apresentar uma ampla carteira para os interessados;
- Mais clientes interessados podem entrar em contato.
Mas, focar apenas nessas vantagens de quantidade pode não ser a melhor estratégia, já que de nada adianta ter muitos imóveis na carteira se eles não ficam muito tempo alugados, por exemplo, devido à má conservação. Gerando assim, falta de renda para a imobiliária.
Portanto, o ideal é que o corretor responsável pela captação de imóveis saiba prezar tanto pela quantidade como pela qualidade. Assim, os clientes ficam mais satisfeitos e a sua marca/empresa ganha mais reconhecimento pela boa carteira de imóveis que apresenta.
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Como o corretor que realiza a captação de imóveis pode aumentar a sua renda?
A própria captação de imóveis já é uma forma que o corretor pode encontrar para aumentar a sua renda e não depender apenas das comissões geradas nas vendas. Mas, ainda existe outra forma de economizar e, com isso, ter uma renda mais alta. Estamos falando da diminuição no pagamento de impostos.
A forma mais simples de fazer isso é ao abrir um CNPJ para corretor de imóveis. Afinal, como pessoa física, você que é corretor pode pagar até 27,5% em impostos e, no Simples Nacional, essa alíquota é a partir de 6%.
Para te ajudar a tomar a melhor decisão, aqui na AccountTech você pode fazer uma simulação personalizada completamente gratuita e sem compromisso com os nossos consultores. Assim, você saberá exatamente o quanto consegue economizar no pagamento de impostos.
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