Abrir um CNPJ para correspondente bancário e atuar como tal pode ser uma opção para muitas pessoas que desejam atuar no setor financeiro. Afinal, essa pode ser uma nova oportunidade de renda.
No entanto, muitos ainda não entendem todos os detalhes sobre como são as atividades de um correspondente bancário e nem o que é preciso ter para trabalhar como um dentro da Lei.
Pensando nisso, criamos esse artigo sobre como funciona o CNPJ para correspondente bancário, quais são as atividades desse profissional, as vantagens de ser um e muito mais. Por isso, não deixe de acompanhar os próximos tópicos:
O que é um correspondente bancário?
Antes de adentrarmos nos detalhes sobre o CNPJ para correspondente bancário, é fundamental compreender o que significa ser este profissional atualmente. Afinal, você terá completo entendimento sobre a profissão.
Em termos simples, um correspondente bancário é um intermediário entre os clientes e as instituições financeiras. Dessa forma, ele desempenha funções como recebimento de contas, realização de pagamentos, contratação de empréstimos e outros serviços financeiros, facilitando o acesso dos clientes aos produtos bancários.
Portanto, trabalhar como correspondente bancário é uma atribuição perfeita para profissionais que querem ter renda e possuem facilidade com comunicação e afinidade com questões matemáticas e financeiras.
Precisa ter CNPJ para correspondente bancário?
Ao contrário do que pode parecer, o CNPJ para correspondente bancário é um requisito fundamental para quem pretende atuar como tal. Afinal, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é a identificação fiscal necessária para legalizar e regularizar as atividades comerciais.
Portanto, ao decidir tornar-se um correspondente bancário, um dos primeiros passos é efetuar a abertura do CNPJ. E com isso, existem também duas possibilidades, são elas:
- Pessoas Jurídica que já possuem um estabelecimento e querem oferecer os serviços bancários aos seus clientes como, por exemplo, uma concessionária, imobiliária, comércio, etc;
- Pessoas Jurídicas que são apenas correspondentes, sem um estabelecimento específico.
Ou seja, você pode tanto abrir o seu CNPJ para correspondente bancário e atrelar este serviço a um local seu já existente como nos exemplos citados ou, então, abrir o CNPJ e oferecer os serviços por conta própria, sem ter um estabelecimento físico para isso.
O que é preciso ter para ser um correspondente bancário?
Não basta apenas abrir um CNPJ para correspondente bancário para que já se possa exercer a profissão. Além disso, também é necessário estar atento a outros requisitos. Para que você possa entender melhor, montamos esse pequeno passo a passo de orientação. Confira:
- Abra o seu CNPJ para correspondente bancário: Como falamos anteriormente, é preciso abrir o seu CNPJ para correspondente bancário com uma contabilidade de confiança. Na AccountTech, você tem o serviço de abertura grátis na contratação do plano anual;
- Faça um curso para correspondente bancário: Para atuar como correspondente bancário, também é preciso ter uma autorização do Banco Central. Ela é feita mediante uma certificação, concedida a quem se inscreve e realiza uma prova específica em algumas instituições. Para maiores chances de sucesso, recomendamos que faça um curso específico para essa certificação;
- Autorização do Banco Central: Um correspondente bancário deve conseguir tirar uma certificação financeira. Algumas das instituições mais indicadas para isso são a FEBRABAN e a ABECIP, onde pode-se agendar a prova para tentar a certificação;
- Entenda os processos da instituição financeira escolhida: Cada instituição financeira tem os seus próprios processos. Por isso, entre em contato através de canais oficiais e pesquise acerca das documentações necessárias para trabalhar com ela;
Leia também: Como se tornar um correspondente bancário? Veja em detalhes
Qual é o tipo de CNPJ para correspondente bancário?
O tipo de CNPJ para Correspondente Bancário varia conforme as necessidades de quem deseja abrir a empresa. No caso do correspondente, os mais comuns são o Empresário Individual ou Ltda Unipessoal.
No caso do Empresário Individual, ele é constituído por apenas uma pessoa e atua sem a separação de seus bens do CPF. Além disso, não existe um capital social mínimo para sua abertura.
Já o CNPJ para correspondente bancário como Ltda Unipessoal define que o patrimônio do empreendedor fique separado do patrimônio da empresa, e também não há exigência de valor mínimo para compor o Capital Social.
Qual é o CNAE de um CNPJ para correspondente bancário?
O CNAE do CNPJ para correspondente bancário é o que vai definir as atividades que essa pessoa jurídica pode exercer. Ou seja, os tipos de serviços que ela está autorizada a realizar. Neste caso, o CNAE do correspondente bancário é:
- 6619-3/02 - CORRESPONDENTES DE INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS;
Dessa forma, ao abrir um CNPJ para correspondente bancário, essa pessoa jurídica vai atuar como uma intermediária entre os clientes e as instituições financeiras, facilitando a realização de serviços bancários e financeiros.
Quais são as atividades que o CNAE do CNPJ para correspondente bancário permite?
Como vimos anteriormente, o CNPJ para correspondente bancário precisa de um CNAE, que é a classificação das suas atividades econômicas. Neste caso, o CNAE dessa profissão permite as seguintes atividades:
Empréstimos e Financiamentos: Os correspondentes bancários podem ajudar os clientes a solicitar empréstimos pessoais, financiamentos imobiliários, empréstimos para veículos e outros tipos de crédito, em nome do banco parceiro;
Abertura de Contas: Pode auxiliar os clientes na abertura de contas bancárias, sejam elas contas correntes, poupanças ou contas de investimento;
Pagamentos e Recebimentos: Os correspondentes bancários podem receber pagamentos de contas, boletos e faturas em nome do banco, bem como realizar transações de transferência de dinheiro;
Seguros e Investimentos: Alguns correspondentes bancários podem oferecer produtos de seguro e investimento em nome das instituições financeiras parceiras, entre outros serviços.
Por isso, ao abrir o seu CNPJ para correspondente bancário, irão existir diversas atividades que podem ser realizadas após a autorização da instituição financeira correspondente, o que pode gerar uma renda significativa para o prestador de serviços.
Leia também: CNAEs: O que são e qual a sua importância?
Correspondente bancário pode ser MEI?
Sempre que falamos sobre a possibilidade de abrir CNPJ para correspondente bancário, um dos primeiros questionamentos é se essa pessoa jurídica pode ser MEI. Pois bem, o correspondente bancário não pode abrir um CNPJ como MEI.
Isso acontece porque as atividades do correspondente bancário não estão inclusas na lista de atividades permitidas para o MEI, já que essa profissão já é regulamentada pelo BACEN - Banco Central.
Apesar disso, vale ressaltar que o CNPJ para correspondente bancário não paga uma taxa específica diretamente ao BACEN apenas por serem correspondentes bancários. No entanto, essas empresas estão sujeitas a regulamentações e normas estabelecidas pelo Banco Central.
Abra o seu CNPJ para correspondente bancário com a AccountTech
Por fim, gostaria de saber como abrir o seu CNPJ para correspondente bancário? Felizmente, abrir a sua empresa é bem mais rápido e fácil com os serviços de uma contabilidade especializada em prestadores de serviços PJ, como é o caso da AccountTech.
Além de oferecer o serviço de abertura de CNPJ grátis com a contratação do plano anual, você ainda terá acesso a diversos Benefícios que vão fazer toda a diferença no seu dia a dia e ainda te ajudar a economizar.
Para garantir a sua consultoria gratuita e sem compromisso é bem simples, basta preencher o formulário disponível no final dessa página que, em breve, um de nossos consultores entrará em contato com você!