Publicado em:
12/7/2022
-
Atualizado em:
27/9/2024

Como abrir uma imobiliária?

Se você é um corretor de imóveis ou profissional imobiliário, já deve ter se perguntado como abrir sua própria imobiliária. 

Investir em um negócio próprio não é algo que deve ser decidido do dia para noite. Existe um caminho para percorrer e alguns processos que precisam ser realizados. 

Preparamos um artigo para você que está decidido a iniciar este projeto. Confira o passo a passo inicial para abrir uma imobiliária e ter sucesso no ramo dos imóveis. 

Neste artigo você vai ver:

  • Análise de mercado
  • Planejamento
  • Finanças
  • Exigências legais
  • Infraestrutura
  • Equipe, corretores e horário de atendimento
  • Divulgação

 

Análise de mercado

Antes de iniciar o planejamento para montar a sua imobiliária, é necessário fazer uma análise do mercado em que ela estará inserida. O mercado imobiliário em geral e também o regional. 

Estude os concorrentes, o comportamento do consumidor, onde tem potencial de crescimento dentro da sua cidade, etc. 


Confira onde estão os imóveis que podem ser comercializados e alugados. Fique atento às demandas e ofertas do setor imobiliário da sua região. 


Esteja preparado para possíveis problemas mercadológicos e busque oferecer diferenciais para sua localidade, tendo em vista o espaço que você deseja ocupar na comunidade, no mercado imobiliário e na vida das pessoas. 

Planejamento

Para iniciar um novo projeto, precisa ter muito planejamento. Abrir uma imobiliária não é tarefa fácil, exige muita dedicação e responsabilidade. 


É ideal que você pense em todos os passos que precisará dar para abrir sua empresa dentro dos conformes da lei e para começar os trabalhos no mercado imobiliário. 


Defina que tipo de imobiliária você deseja abrir. Atualmente existem as virtuais, que são as que oferecem serviços de maneira online; as com escritório interno, onde você aluga um local para trabalhar; as com fachada, um ponto comercial com boa visibilidade local e as franquias, onde uma empresa já existente cede a um franqueado o uso da marca, infraestrutura etc… 


Em seguida defina o seu nicho: imóveis populares, condomínios, mercado de luxo entre outros. E também os serviços que serão prestados, somente aluguel e venda, ou outros tipos de serviços como avaliação de imóveis, consultoria e assim por diante. 


O planejamento é o momento que você deve pensar o que realmente deseja para o seu negócio. Como será o seu posicionamento no mercado e qual o futuro que você deseja para ele. 

Finanças


Depois de fazer o planejamento, decidir quais serviços você vai oferecer, quais métodos serão utilizados e verificar todos os processos da empresa. É hora de pensar no financeiro. Planejar as finanças da sua imobiliária é fundamental para não meter os pés pelas mãos e acabar tendo prejuízo. 


Aconselhamos que você faça um planejamento orçamentário com todos os valores que serão gastos e investidos. 


Também é interessante ter um sistema financeiro. Para que depois, quando a sua empresa estiver funcionando, você tenha um controle sobre as atividades financeiras. Exemplo: taxas administrativas, inadimplências, acompanhar ganhos, gastos etc…

Exigências legais

Para abrir uma empresa, existem algumas exigências. Para que tudo esteja de acordo com a lei e que você possa abrir sua imobiliária da maneira correta sem ter problemas judiciais. 


Para abrir oficialmente sua imobiliária é aconselhável que você contrate um contador que possa te auxiliar em todos os trâmites legais. 


Confira os passos seguintes para legalizar o seu CNPJ:

  • Elaboração e registro do Contrato Social
  • Registro na junta comercial e obtenção do CNPJ
  • Registro no Cartório 
  • Registro na Prefeitura
  • Registro na Secretária da Fazenda
  • Inscrição no INSS
  • Vistoria do Corpo de Bombeiros
  • Enquadramento tributário
  • CRECI


O CRECI Jurídico é indispensável para a abertura de uma imobiliária, isso porque ele é um documento obrigatório, expedido pelo conselho responsável por regulamentar as atividades de corretagem no país. 


Também é necessário que o titular ou algum sócio seja um corretor de imóveis credenciado. A imobiliária também deve cumprir fielmente as regras legais previstas no Regulamento da Lei dos Corretores de Imóveis e das normas do Código de Ética dos Corretores de Imóveis. 


Além disso, é importante acompanhar a vida financeira do seu CNPJ com um bom contador. Na AccountTech, você tem acesso a uma contabilidade digital com conta PJ integrada grátis, com um atendimento humanizado multicanal.


Assim, fica mais fácil controlar as informações do seu negócio e ter auxílio em questões como, por exemplo, emissão de notas fiscais, escriturações fiscais e contábeis, levantamento patrimonial, gerenciamento econômico, cumprimento de obrigações trabalhistas, entre outros.

Infraestrutura

Se você pensa em abrir uma imobiliária física, precisa estar ciente da infraestrutura necessária para que o ambiente seja funcional, bem planejado e agradável para receber os seus clientes. 


Além do ambiente interno, é importante se dedicar ao lado externo. Escolha uma boa localização, mais ao centro da sua cidade, com área para estacionamento. Se for um ponto comercial, é fundamental que você faça sua identidade visual para criar uma fachada única e atraente. 


A infraestrutura do ambiente é essencial, mas não esqueça da infraestrutura do negócio em si, ou seja, invista em ferramentas que irão facilitar a sua rotina e automatizar os processos da imobiliária. 


Neste quesito, você pode usar a tecnologia a seu favor. Um site e sistema imobiliário é um bom investimento, além de ajudar a alcançar clientes no meio digital, você terá acesso a recursos importantes para o dia a dia de uma imobiliária, como: cadastramento de imóveis e clientes facilitado, CRM imobiliário etc…

Equipe, corretores e horário de atendimento

O que seria de uma imobiliária sem seus funcionários não é mesmo? Além de corretores capacitados, você pode contratar profissionais para trabalhar na recepção, no setor financeiro, marketing, auxiliar administrativo e o que mais achar necessário. 


Acredite, uma boa equipe pode transformar o seu negócio e ajudar no crescimento da sua imobiliária. Para isso, além de contratar pessoas qualificadas para as funções, você deve investir em treinamentos e na padronização do atendimento. 


O horário de funcionamento também é um ponto importante. Geralmente as imobiliárias trabalham em horário comercial. Mas alguns gestores optam por fazer plantões para conseguir atender a todos os clientes. 

Divulgação

Antes mesmo da inauguração da sua imobiliária, você já deve pensar em como será feito o marketing da sua empresa. É a partir dele que você irá divulgá-la para os seus possíveis clientes e também irá mostrar quais são os seus diferenciais. 


O marketing tem várias vertentes, ele vai desde a identidade visual, posicionamento de mercado até o atendimento ao cliente etc… 


Se você quer que sua empresa entre no mercado imobiliário já com um marketing bem estruturado, é importante contratar uma agência ou profissional da área para planejar como será feita a divulgação do seu negócio. 


Para criação da identidade visual é aconselhável contratar um designer gráfico especializado. E a partir dela é possível criar inúmeras peças para divulgação, desde a fachada da imobiliária, até materiais impressos e digitais. 


Com a ajuda de um profissional, você poderá fazer um plano de marketing de curto, médio e longo prazo para sua empresa. E também planejar como será feita a divulgação da inauguração, por exemplo. 


Com um plano em mãos, é hora de colocar em prática as ações de marketing. Não esqueça de colocar no seu plano orçamentário um valor destinado para esta parte. 


Dentre as ferramentas que servem para divulgação de uma imobiliária e futuramente dos imóveis que você irá comercializar, temos alguns exemplos:

Mídias Offline: 

  • Outdoor;
  • Panfletos;
  • Busdoor;
  • Cartão de visita;
  • Spot de rádio;
  • Banners;
  • Comerciais de televisão.

Mídias Online:

  • Site imobiliário;
  • Redes Sociais;
  • Google;
  • Portais imobiliários.

Os materiais podem ser dos mais variados, artes digitais e impressas, vídeos, áudios, textos entre outros. 


Atualmente, ressaltamos a importância de investir em mídias online. Um site imobiliário, por exemplo, serve como um portfólio dos seus imóveis e também é uma forma da sua empresa aparecer no Google. Além de que um site profissional passa credibilidade e profissionalismo. 


Indicamos que você conheça o site e sistema imobiliário da Tecimob. Faça um teste grátis por 7 dias!

Quer uma contabilidade completa, simples e acessível?

Preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você!

Ao continuar com o cadastro, você concorda que a AccountTech pode lidar com as suas informações pessoais de acordo com a nossa Política de Privacidade.
Nosso time de especialistas entrará em contato em breve através do email e telefone informados.
Ocorreu um erro para processar sua solicitação. Por gentileza tente novamente.

Últimos Posts