Procurando informações sobre o que é e como se tornar um correspondente bancário? Muitas pessoas jurídicas de certas áreas ainda não sabem o quanto podem ganhar e se beneficiar com esse trabalho.
Afinal, ainda se tem muito a ideia de que trabalhar com bancos é algo muito restrito. No entanto, são diversas as oportunidades dentro deste ramo para vários tipos de atividades, como para corretores, concessionárias, financeiras, entre outros.
Para te ajudar a saber como se tornar um correspondente bancário e todos os detalhes que envolvem essa decisão, nós da AccountTech separamos alguns pontos essenciais neste conteúdo. Acompanhe a seguir nos próximos tópicos:
O que significa correspondente bancário?
Antes de ir ao passo a passo de como se tornar um correspondente bancário, é bom entender de fato o que significa ser este profissional. Afinal, é necessário analisar se a sua expectativa de atuação está de acordo com o que acontece de fato na profissão.
De forma simples, podemos dizer que o correspondente bancário é um estabelecimento ou uma pessoa jurídica que tem autorização para atender clientes em nome de um banco ou instituição financeira, oferecendo certos serviços em troca de uma comissão.
Ou seja, para quem busca saber como se tornar um correspondente bancário, deve ter em mente que o seu papel é ser um intermediário que facilita a relação do cliente, para que ele não tenha que enfrentar processos burocráticos em uma contratação.
Quem pode ser correspondente bancário?
Quer saber como se tornar um correspondente bancário e não sabe se tem o que precisa? Pois bem, para isso é necessário ser uma instituição ou pessoa jurídica autorizada pela empresa em questão.
Mas, vale dizer que ela precisa ser reconhecida pelo Banco Central (Bacen) e, claro, ter esse vínculo ativo com a instituição financeira. Portanto, verifique se essas informações se aplicam para a instituição a qual pretende representar.
Quais são os serviços que um correspondente bancário pode realizar?
Existem algumas vantagens ao entender como se tornar um correspondente bancário. Algumas delas, estão atreladas aos serviços que a pessoa jurídica irá ser capaz de oferecer. Confira, a seguir, algumas autorizadas pelo Banco Central:
- Recebimentos e pagamentos de contas de qualquer natureza;
- Coleta de informações cadastrais e análise de crédito;
- A recepção e encaminhamento de propostas de abertura de contas de depósitos, tanto à vista como a prazo;
- Solicitação de cartão de crédito e débito;
- Ordens de pagamento;
- Serviços de cobranças;
- Solicitação de empréstimos pessoais, empresariais e financiamentos;
- Aplicação e resgate em fundo de investimento;
- Realização de recebimentos, pagamentos e transferências eletrônicas;
- Realização de operações de câmbio de responsabilidade da instituição contratante;
Como se tornar um correspondente bancário?
Se você quer entender como se tornar um correspondente bancário, primeiro vamos definir que, em geral, existem duas modalidades destes tipos de prestadores de serviços. São eles:
- Pessoa Jurídicas que já possuem um estabelecimento e querem oferecer os serviços bancários aos seus clientes como, por exemplo, uma concessionária, imobiliária, comércio, etc;
- Pessoas Jurídicas que são apenas correspondentes, sem um estabelecimento específico. Esse é o exemplo de corretores de imóveis;
Identificando em qual grupo desses você se encontra, partimos para os “requisitos” que devem ser seguidos para se tornar um correspondente bancário. Veja:
Tenha um CNPJ
Agora que você já sabe o principal, para saber como se tornar um correspondente bancário, é importante seguir alguns passos. O primeiro deles é abrir um CNPJ. Para isso você vai precisar entrar em contato com uma contabilidade de confiança.
Vale ressaltar que, algumas instituições tem suas próprias exigências. Por isso, pesquise bem antes de realizar a abertura do CNPJ e, na dúvida, conte sempre com um bom contador para te orientar.
Estude através de um curso para correspondente bancário
Como próximo passo, você pode ver que vai necessitar de uma autorização do Banco Central. Ela é feita através de uma certificação, que é concedida a quem se inscreve e realiza uma prova específica em algumas instituições.
Para ter mais chances e não precisar pagar várias vezes para tirar esse certificado, indicamos que o profissional realize um curso específico para a certificação que ele pretende tirar. Aumentando assim, as suas chances de alcançar essa autorização.
Ter a autorização do Banco Central
Um correspondente bancário deve conseguir tirar uma certificação financeira. Algumas das instituições mais indicadas para isso são a FEBRABAN e a ABECIP, onde pode-se agendar a prova para tentar a certificação.
Tenha conhecimento dos processos necessários
Cada instituição financeira tem os seus próprios passos, e para saber como se tornar um correspondente bancário nelas você terá que entrar em contato e pesquisar sobre os processos necessários, bem como, das documentações solicitadas.
Nesta etapa, sempre lembre de buscar pelos canais oficiais de contato. Assim, você evita a possibilidade de cair em anúncios falsos e que podem, de alguma forma, lhe causar um inconveniente.
Siga todos os passos e finalize o processo
Seja ágil e reúna todas as documentações solicitadas o mais breve possível. Assim, você consegue agilizar o processo e, se necessário, não hesite em falar com um Gerente ou Supervisor de Canais da instituição a qual você está interessado.
Vantagens em ser um correspondente bancário
Se ainda tem dúvidas sobre como se tornar um correspondente bancário pode ser benéfico, podemos salientar que a primeira vantagem é uma das mais óbvias: você poderá aumentar a sua renda com as comissões. Mas, não para por aí.
Como correspondente bancário, outra vantagem caso você já tenha um estabelecimento é que você pode aumentar a sua carteira de clientes indiretamente. Como? Simples, alguém que vai ao seu local para pagar uma conta, por exemplo, pode acabar levando algum dos seus outros produtos/serviços.
Por fim, outra vantagem em ser um correspondente bancário é que você consegue criar clientes fiéis. Afinal, devido às facilidades que você irá oferecer, os clientes retornarão outras vezes para o mesmo ou outros serviços que precisarem.
Quer abrir o seu CNPJ? Fale com a AccountTech
Conseguiu tirar as suas dúvidas sobre como se tornar um correspondente bancário? Se sim, você deve ter visto que a abertura de um CNPJ é o primeiro grande passo a se tomar para que isso aconteça.
Para essa tarefa, você pode contar com a AccountTech, uma contabilidade digital especializada em prestadores de serviços PJ, onde você tem total controle dos seus assuntos contábeis através da nossa plataforma online. E sabe o que é melhor? A abertura do CNPJ é grátis com o plano anual.
Além disso, você ainda vai ter diversas vantagens com o nosso Clube de Benefícios exclusivo, que dá acesso a Smart Fit e Bio Ritmo através do Total Pass, cachback em planos de saúde na Bliss, descontos para estudar na Descomplica e CNA Go, planos de GB de bônus na Vivo, entre muitos outros.
Conheça todos os benefícios em ser um cliente da AccountTech durante a nossa consultoria personalizada e gratuita. Basta preencher o formulário disponível logo abaixo para garantir a sua: