Você, como profissional do mercado imobiliário, já se perguntou quais são os direitos do corretor de imóveis e também, as suas obrigações? Afinal, assim como em qualquer outra profissão, existem leis e normas que protegem esta atividade.
Sendo assim, é importante que o corretor de imóveis saiba quais são as suas obrigações como profissional e também, os seus principais direitos. Dessa forma, ele evita com mais facilidade qualquer tipo de conflito que possa ter e também, realiza um trabalho mais assertivo.
Sendo assim, separamos neste conteúdo os principais direitos do corretor de imóveis e suas obrigações. Por isso, se você se interessa pelo assunto, não deixe de conferir todos os detalhes que incluímos em cada tópico.
Direitos do corretor de imóveis
Antes de falar sobre as obrigações, vamos comentar um pouco sobre os direitos do corretor de imóveis. Ou seja, tudo aquilo que ele pode executar dentro de sua profissão que, por algum motivo, pode não ser de seu conhecimento. Confira:
A liberdade da taxa de corretagem é um dos direitos do corretor de imóveis
Para iniciar com os direitos dos corretores de imóveis, vamos falar sobre a liberdade da taxa de corretagem. Pois bem, o CRECI e o COFECI têm um acordo, onde foi determinado que não existe um limite para esta taxa.
Dessa forma, para que os corretores possam se guiar em suas cobranças, existe uma tabela com valores mínimos e máximos. Essa tabela também é importante para que o corretor consiga identificar, por exemplo, como está o andamento do mercado imobiliário.
No entanto, mesmo que esteja dentro dos direitos do corretor de imóveis cobrar o valor que achar justo pelos serviços, ele deve ter cautela. Afinal, não adianta depreciar o seu trabalho cobrando abaixo do mínimo ou então, afastar os clientes por conta de valores exorbitantes.
Abre-se a possibilidade de o corretor de imóveis ser associado da imobiliária
Outra possibilidade dentro dos direitos do corretor de imóveis que se abriu após o ano de 2015, é a de ser associado da imobiliária. Antes, o corretor poderia atuar com carteira assinada ou então, como autônomo.
Já como a figura de associado, apesar do corretor trabalhar e também representar a imobiliária, ele não fica com o vínculo de exclusividade. Ou seja, ele pode trabalhar tranquilamente em mais de uma imobiliária.
E no que isso aumenta os direitos do corretor de imóveis? Simples, além de poder trabalhar em mais de um local sem nenhum problema, ele também pode se beneficiar de estratégias para caminhar em outros setores e atender regiões diferentes.
Leia também: Conheça as áreas de atuação do corretor de imóveis e como a contabilidade pode ajudá-las
Corretor tem o direito de atuar como avaliador de imóveis
Outro direito do corretor de imóveis é a possibilidade de atuar como avaliador de imóveis. A atividade que, antes, era melhor vista quando executada por engenheiros, por exemplo, já se familiarizou também como uma atividade do corretor.
Tanto que até o próprio COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) incentiva que os corretores de imóveis realizem cursos de qualificação nesta área para melhorar o nível de uma avaliação e prestar um serviço de qualidade.
Com isso, o corretor tem mais uma possibilidade de adquirir os seus rendimentos, aumentando a sua renda média mensal no final do mês. Ou seja, é mais um direito que ele pode usufruir.
Obrigações do corretor de imóveis
Agora que já exemplificamos alguns dos direitos do corretor de imóveis, vamos falar também sobre as suas obrigações. Afinal, todos os profissionais, independente de qual área seja, precisam seguir certas condutas e regras. Veja:
Ser transparente em relação ao imóvel
Quando falamos em manter a transparência em relação ao imóvel, pode parecer um pouco vago. Mas, isso significa que o corretor tem o dever de buscar informações sobre aquele imóvel que ele está transacionando.
Dessa forma, ele deve prestar informações claras, transparentes e, principalmente, não omitir informações. Ou seja, o corretor não deve esperar que o seu cliente pergunte por tudo e sim, passar todas as informações que sabe.
Essa premissa é ainda mais importante se o imóvel em questão possui alguma característica que possa causar incômodo ou prejudicar alguma das partes envolvidas. Por isso, não omita e informe o seu cliente de forma justa.
Prestar a devida assistência
Outro dever do corretor de imóveis e também, das imobiliárias, é prestar a devida assistência em uma transação imobiliária. Ou seja, realizar e conseguir comprovar que houve algum esforço para que a venda seja feita.
Além disso, nos atendimentos, o corretor deve sempre privilegiar os interesses de seus clientes. Ou seja, oferece imóveis condizentes com o seu perfil, e não tentar convencê-los de que precisam de algo que não querem.
Caso não atue de forma correta, além de impedir um bom negócio, o corretor também faz com que a sua cartela de clientes diminua, pois estará afastando clientes em potencial que poderiam ser indicados por atendimentos anteriores.
Ter compromisso com a lei
Nem sempre, lidamos com as coisas da forma como elas deveriam ser. Por isso, é importante que o corretor de imóveis esteja sempre atento a qualquer informação que revele que algo na transação do imóvel não atende às leis.
Ou seja, caso o imóvel esteja sendo transacionado de forma ilegal ou imoral, o corretor de imóveis tem o dever de recusar a realização da transação. Isso é crime, e o corretor não deve participar deste tipo de atividade.
Leia também: Imposto de Renda sobre a venda de imóveis: Como funciona a declaração?
Tenha uma contabilidade que auxilie na sua carreira
Após conferir alguns dos direitos do corretor de imóveis e as suas obrigações como profissional do mercado imobiliário, vale dizer também sobre as vantagens que essa profissão pode apresentar quando ele abre o seu CNPJ.
Um corretor que trabalha com um CNPJ, além de conseguir pagar menos impostos, também pode escolher um nome fantasia, emitir nota fiscal, ter acesso a mais oportunidades de trabalho, descontos exclusivos de pessoa jurídica, entre outros.
Na AccountTech, além de ter acesso a uma consultoria gratuita, a abertura do CNPJ também é grátis na contratação do plano anual, com acesso a um Clube de Benefícios exclusivo.
Quer descobrir o quanto pode valer a pena para você? Então, entre em contato e fale com um de nossos consultores.