Você sabe o que é o contrato de exclusividade na venda de imóveis e qual é a sua serventia? Alguns proprietários podem pensar que ele é limitante para a sua venda. No entanto, ele oferece mais segurança e qualidade no processo de compra e venda.
Afinal, ao restringir as tratativas de venda com apenas um corretor, ele consegue se dedicar exclusivamente ao seu imóvel, procurando os compradores mais qualificados para realizar a venda mais assertiva possível.
Além disso, o contrato de exclusividade na venda de imóveis também oferece outras vantagens significativas, e pode valorizar o imóvel. Quer saber todos os detalhes sobre este assunto? Então, confira os tópicos que separamos a seguir:
O que é o contrato de exclusividade na venda de imóveis?
Caso ainda não saiba, o contrato de exclusividade na venda de imóveis é um documento de prestação de serviços que firma um acordo entre o proprietário de um imóvel e uma imobiliária.
Nele, constam as informações referentes às obrigações e responsabilidades do contratado. Em relação à remuneração, ela acontece quando a venda é consolidada dentro do período que foi estabelecido. Além disso, o contrato também expressa a condição de exclusividade.
Dessa forma, o contrato de exclusividade na venda de imóveis apresenta os seguintes dados básicos e obrigatórios:
- Descrição do imóvel, sem deixar de lado o seu número de matrícula;
- Termo ou a cláusula de exclusividade quando necessário;
- Prazo da exclusividade ou então, da autorização;
- A qualificação das duas partes;
- Percentuais dos honorários imobiliários;
- Cláusula de extinção;
Leia também: Corretor de imóvel x consultor de imóveis: Existe diferença?
Como o contrato de exclusividade na venda de imóveis funciona?
O contrato de exclusividade na venda de imóveis tem validade legal, e é amparado pelo artigo 726 do Código Civil. Por isso, ele serve como uma garantia de cumprimento das responsabilidades e obrigações do vendedor e da imobiliária.
Portanto, como o contrato é de exclusividade, fica proibido ao proprietário fechar parceria com outras imobiliárias até que se passe o período determinado no momento da contratação. Mas, vale lembrar que as imobiliárias costumam fazer parcerias entre si para essas vendas.
Agora, sobre as obrigações do contrato de exclusividade de venda de imóvel, saiba que o proprietário deve pagar o valor integral à imobiliária que intermediou a transação de compra e venda. Enquanto o contratado, tem total responsabilidade e zelo pelos processos legais.
Quais são as vantagens para o comprador do imóvel?
A pessoa que realiza a compra através de um contrato de exclusividade na venda de imóveis conta com algumas vantagens que ela não encontra em outras formas de negociação como, por exemplo, o atendimento personalizado.
Ou seja, ele recebe análise de imóveis selecionados mais assertivos, o que faz com que a venda e a compra seja mais eficiente e também, que leve uma demanda menor de tempo para se realizar.
Além desse benefício, o contrato de exclusividade na venda de imóveis também permite um contato mais próximo com o proprietário, o que por sua vez torna a negociação mais facilitada durante a intermediação.
Leia também: Imposto de Renda sobre a venda de imóveis: Como funciona a declaração?
Conheça as vantagens do contrato de exclusividade na venda de imóveis para o proprietário
As vantagens apresentadas no contrato de exclusividade na venda de imóveis é o que faz com que muitos proprietários o assinem. Uma delas, é a atenção maior por parte da corretagem ao empenhar-se mais no atendimento ao cliente. Veja a seguir, quais são os maiores ganhos:
Mais empenho do agente imobiliário
Como o contrato de exclusividade na venda de imóveis garante uma remuneração pela venda, o corretor de imóveis tem mais incentivo para se dedicar à ela. Dessa forma, ele costuma acompanhar com atenção cada etapa da negociação.
Com isso, o proprietário deve saber que as atividades como o anúncio do imóvel, descrição, fotos atrativas, e a resposta a interessados sobre detalhes de valor e condições de venda são obrigações de quem tem a exclusividade da divulgação.
Mais segurança
Por conta do agente imobiliário ser o único a trabalhar com o imóvel, ele tem mais atenção e cuidado com o bem. Por vezes, ele pode até mesmo verificar a capacidade dos interessados no imóvel.
Sendo assim, os interessados são escolhidos com mais zelo, o que é imprescindível principalmente quando o proprietário que deseja vender ainda reside no local.
Valorização do imóvel
O contrato de exclusividade na venda de imóveis pode ajudar a valorizar o imóvel por conta exatamente da divulgação mais restrita. Como? Simples, pois um imóvel que seja anunciado em vários lugares pode passar a impressão de que o proprietário está com dificuldades financeiras ou então, ansioso com a venda.
Então, não imagine que uma divulgação mais restrita não vá dar bons resultados. Isso porque o anúncio chega para clientes em potencial mais qualificados que, atraídos por gatilhos de uma oportunidade imperdível, são mais dedicados em fechar o investimento.
Contato restrito
Quando o imóvel é tratado através do contrato de exclusividade na venda de imóveis, o proprietário só precisa ter contato com o agente imobiliário. Ou seja, ele economiza o tempo de ter que falar e negociar com várias pessoas.
Dessa forma, é ele que vai lidar com todas as tratativas e defender os interesses do proprietário que pretende vender o imóvel. Com isso, a venda se desenvolve com mais fluidez e sem irregularidades.
Leia também: Contabilidade digital: Confira tudo o que você precisa saber
Tenha uma contabilidade de confiança para te ajudar com todos os processos
E então, conseguiu ver como o contrato de exclusividade na venda de imóveis pode ser mais uma alternativa para aumentar a sua comissão? E saiba que como PJ, você ainda pode economizar nos impostos e, consequentemente, ganhar mais pelos seus serviços?
A AccountTech é uma contabilidade digital especializada em corretores de imóveis. Ou seja, nossos consultores são experientes, e podem auxiliar em diversas situações que você, como corretor, já pode ter passado ou ainda vai passar.
Além da abertura do CNPJ grátis no plano anual, outras vantagens disponíveis são: conta digital PJ gratuita e integrada a plataforma contábil, atendimento humanizado multicanal, Benefícios exclusivos com empresas parceiras e também, um programa de indicação com desconto na mensalidade.
Venha conhecer tudo o que a AccountTech pode oferecer para deixar o seu dia a dia ainda mais simples! Preencha o formulário logo abaixo e em breve, um de nossos consultores entrará em contato com você.