Muitos empreendedores têm dúvidas sobre como realmente funciona o diagnóstico fiscal e também, de como realizá-lo de forma correta e segura para o seu negócio. Afinal, são muitas as informações que precisam ser analisadas.
Neste conteúdo, separamos os principais pontos sobre o diagnóstico fiscal e como a AccontTech realiza este processo para os seus clientes. Confira todos os detalhes a seguir, nos próximos tópicos.
O que é o diagnóstico fiscal?
O diagnóstico fiscal é o processo responsável em verificar por completo a situação atual de um CNPJ, e é essencial para identificar todas as pendências que possam existir. Assim, é possível analisar os recursos existentes para maiores investimentos no futuro.
Sendo assim, ele mapeia todos os riscos e oportunidades para proporcionar a diminuição da carga tributária dentro dos limites fiscais. Ou seja, é um processo de análise interna que identifica irregularidades nas práticas fiscais e tributárias, buscando também, a recuperação de créditos tributários.
O que o diagnóstico fiscal analisa e qual é a sua finalidade?
O diagnóstico fiscal serve, principalmente, para averiguar se a empresa realizou e, se ainda realiza, os pagamentos de maneira correta. Em outras palavras, se o seu negócio está pagando as alíquotas correspondentes. Entre os principais documentos analisados, temos:
- Eventuais pagamentos indevidos e também, os créditos não aproveitados por meio de análise de apurações;
- A alíquota paga nos impostos;
- A emissão de documentos fiscais;
- A incidência;
- A formação da base de cálculo;
- O proveito de benefícios fiscais;
- Tributação das principais operações;
- Declarações pendentes;
Após toda essa apuração ser realizada, é disponibilizado um laudo técnico. Este é um documento analítico que exibe todos os resultados provenientes da análise junto com um panorama que exibe: As falhas, formas de corrigir, oportunidades de diminuição de taxas e impostos e também, possíveis créditos.
Qual é a importância dele ser feito?
Mas então, qual é a importância de realizar o diagnóstico fiscal? Pois bem, é através deste processo que os nossos clientes conseguem ter uma visão sobre a saúde do seu CNPJ. Isso ajuda, por exemplo, na hora de realizar um planejamento financeiro e também nas tomadas de decisão.
Sendo assim, além de mostrarmos todas as possíveis pendências em aberto, também entregamos a solução. Ou seja, oferecemos opções de parcelamento, formas de executar a regularização, entre outros detalhes da operação.
Como é o passo a passo do diagnóstico fiscal na AccountTech?
Assim como acontece em qualquer outro processo administrativo, o diagnóstico fiscal aqui na AccountTech, passa por algumas etapas principais para que nenhum detalhe seja perdido. Confira a seguir, como este processo é realizado na nossa contabilidade digital:
Contratação do diagnóstico fiscal
Primeiro, ocorre a contratação do diagnóstico fiscal. Nesta etapa, é o nosso time do Comercial que apresenta o produto e explica os principais pontos sobre ele.
Levantamento de pendências
Nesta segunda etapa do diagnóstico fiscal, o time contábil realiza o levantamento de todos os débitos existentes do cliente, tanto os municipais como os que estão em dívida ativa na Receita Federal. Sendo assim, são analisados:
- Pendências na prefeitura: Como taxas e dívida ativa de ISS (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza);
- Pendências na Receita Federal: Como impostos de DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) em atraso e guias de INSS.
Além disso, também são verificados a existência ou não da omissão das declarações que devem ser feitas mensalmente e anualmente, de acordo com o regime tributário correspondente:
Lucro Presumido:
- DCTF (Declaração De Débitos e Créditos Tributários Federais);
- ECF (Escrituração Contábil Fiscal);
- EFD-CONTRIB (SPED Fiscal);
- ECD (Escrituração Contábil Digital);
Simples Nacional:
- PGDAS-D (Declaração do Simples Nacional);
- DEFIS (Declaração de Informações Socioeconômicas e Fiscais);
- DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte);
MEI (Microempreendedor individual):
- DASN (Declaração Anual do Simples Nacional) - Precisa ser declarada todo ano;
Reunião com o cliente
Então, na próxima etapa do diagnóstico fiscal, é feita uma reunião por chamada de vídeo, onde o setor responsável realiza uma apresentação de todos os resultados para o cliente. Ou seja, informa sobre os possíveis débitos, multas, e entregas pendentes.
Além disso, são revisadas as entregas feitas no período abrangido, para ter certeza de que todas as informações necessárias estão corretas e então, prosseguir de uma forma a encontrar o melhor caminho para a regularização da empresa.
Verificação da necessidade de um reprocessamento
Após a apresentação dos resultados obtidos no levantamento do diagnóstico fiscal para o cliente, caso exista o interesse de iniciar a regularização, é feita uma nova tratativa com o time do Comercial.
Assim, são alinhados todos os detalhes que vão envolver o reprocessamento e a regularização das declarações, fazendo com que a empresa fique sem aquelas pendências observadas anteriormente.
Conclusão
Sendo assim, a contratação do diagnóstico fiscal é essencial para averiguar todas as pendências existentes no seu CNPJ. Assim, você consegue negociar boas condições de pagamento e deixar toda a situação regularizada.
Agora que você já conhece o passo a passo de como este processo acontece aqui, na AccountTech, que tal entrar em contato com um de nossos especialistas e ter acesso a um atendimento personalizado?
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