Publicado em:
7/1/2022
-
Atualizado em:
5/9/2023

Empreendedorismo: erros na gestão de notas fiscais podem gerar multas

Retrabalho, perda de tempo e dinheiro são algumas complicações que as empresas encontram na hora de fazer a gestão de suas notas fiscais. Porém, além de todos os desafios que envolvem administrar documentos fiscais, uma vez que a legislação brasileira é excessivamente complexa, erros na gestão de NFs também podem acarretar em multas altas.


Em alguns casos, a multa é superior a R$1.000 por documento.

Por esse motivo, embora o controle sobre esses documentos gere dificuldades para os empreendedores, é necessário ter bastante cuidado para não causar problemas junto aos órgãos fiscalizadores e assim, consequentemente, trazer prejuízos para o seu negócio. 

À vista disso, para ajudar você a manter uma gestão eficiente de suas notas fiscais, listamos os principais erros que devem ser evitados ao administrar esses documentos importantes. 

Leia também: Nota fiscal: qual a sua importância e quando emitir


5 principais erros na gestão de notas fiscais

5 principais erros na gestão de notas fiscais

Confira a seguir, os 5 principais erros na gestão de notas fiscais que devem ser evitados para que, dessa forma, não haja cobranças de multas que possam impactar o caixa da sua empresa.


1 - Não averiguar a veracidade das notas fiscais

Não verificar a veracidade das notas fiscais é um erro que muitas empresas frequentemente cometem e, por conta disso, podem sofrer duras penalidades. 

A recomendação é conferir a autenticidade das NFs através do portal da Receita Federal. Para isso, é necessário ter em mãos a chave de acesso que se encontra no Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFE).


2 - Não saber os prazos de conservação

Por lei, é exigido que os documentos fiscais sejam conservador por cinco anos, e a Receita Federal pode solicitar essas NFs durante todo o prazo estabelecido. Caso o fiscal solicite uma ou mais notas e o empresário não apresentá-las, como resultado, tomará uma multa na hora.

Esta que, dependendo, ultrapassa R$1.000 - por documento -, além de ocasionar a anulação de dedutibilidade do IRPJ e da CSLL, de 34%. Mais 9,25% de créditos irregulares de PIS e COFINS. 

Gestão de notas fiscais


3 - Não criar cópias de segurança das NFs

Outro erro bastante frequente na gestão de notas fiscais é não criar cópias de segurança. Então, procure fazer - preferencialmente - o backup de seus documentos fiscais e, se você ainda possui NFs em papel, o mais indicado é digitalizá-las e então salvar cópias virtuais.

O mais adequado é salvar em diferentes dispositivos de armazenamento, para não correr o risco de acontecer um imprevisto, e acabar perdendo-os.  


4 - Confundir o DANFE com a Nota Fiscal Eletrônica

O DANFE (Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica), ao contrário da Nota Fiscal, não possui validade jurídica. Visto que é somente uma versão resumida da NFe. Sendo assim, é de extrema importância não confundir o DANFE com a Nota Fiscal Eletrônica. 


5 - Não ter um esquema de organização

Fazer uma boa gestão requer organização. Isso porque ordenar esses documentos facilita o acesso a eles quando for necessário. Então, ter um esquema organizacional é fundamental. 

Leia também: É possível fazer emissão de nota fiscal em nome de terceiros?


Automatizar o controle de notas fiscais é possível?

Automatizar o controle de notas fiscais

Automatizar a gestão de notas fiscais tem se mostrado uma excelente alternativa para as empresas, não somente em questão de organização, mas também de tempo e dinheiro. Pois, é uma solução tecnológica que impede, por exemplo, o trabalho de emitir outro documento.

Optar pela automatização do controle de NFs evita dores de cabeça como possíveis erros e dados incorretos do preenchimento manual, assim como dinamiza o envio para os clientes. 

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