Nome fantasia, explicando de uma forma resumida, nada mais é do que o nome popular ou a marca da sua empresa. Isto é, o nome que você utilizará para divulgação, bem como na fachada da empresa, e também em campanhas de marketing e campanhas comerciais.
Escolher um bom nome fantasia é fundamental para garantir o sucesso da empresa em seu mercado de atuação. Afinal, é por ele que os consumidores conhecerão o seu produto/serviço.
A fim de responder às principais dúvidas acerca do tema, trouxemos algumas das perguntas mais comuns nesse artigo. Confira abaixo tudo o que precisa saber sobre nome fantasia.
Nome fantasia é a mesma coisa que razão social?
Não. A razão social é o nome jurídico da sua empresa, ou seja, o nome de registro dela em órgãos como a junta comercial, e documentos como contrato social.
Você pode obter mais informações em nosso artigo específico sobre razão social clicando aqui.
O nome fantasia constará no meu CNPJ?
Sim. É facultativo incluir o nome fantasia da sua empresa no cartão CNPJ (comprovante de inscrição do CNPJ).
Ter um nome fantasia significa ter uma marca registrada?
Não. Para que seja uma marca registrada da empresa, o nome fantasia deve ser registrado junto ao órgão competente para registros de marcas: o INPI. Para esse registro, recomendamos que solicite o serviços de uma empresa de assessoria em registros de marcas.
É importante consultar a existência de outras empresas com o mesmo nome fantasia?
Sim. É recomendável e também importante consultar se já existe outra empresa que faça o uso do nome fantasia que você escolheu para sua empresa, evitando assim transtornos futuros com alterações do nome ou até mesmo disputas judiciais com outra empresa que já use o nome e tenha a propriedade do mesmo.
Para este caso, também recomendamos que solicite serviços de empresas de assessoria em registros de marcas.
Leia também: Tipos de Empresas – Individual, Eireli, Ltda e Simples
O registro do nome fantasia no INPI é obrigatório?
Não. Mas o registro do nome no INPI transforma a marca em registrada, sendo de propriedade da empresa que o registrou, tornando o uso do nome exclusivo pela sua empresa.
Além disso, a marca recebe o símbolo de registrada (®).
Se ainda ficou alguma dúvida, acesse nosso blog para encontrar muitas outras dicas importantes ou nos envie uma mensagem. Será um prazer fazer parte do seu progresso!
Nós somos apoiadores e incentivadores do crescimento do empreendedorismo brasileiro.