Publicado em:
30/9/2022
-
Atualizado em:
29/8/2023

Social Media precisa de CNPJ? Confira todos os detalhes

A profissão de Social Media está no mercado a pouco tempo, mas já é um cargo essencial para qualquer empresa que deseja ter um bom posicionamento na internet e aumentar as suas vendas. Bem como, criar uma boa conexão com seus clientes. 

No entanto, justamente por conta de ser um profissional que está a pouco tempo no mercado, muitas pessoas ainda ficam na dúvida de como formalizá-la da maneira correta quando a sua atuação é informal.

Para sanar as principais dúvidas sobre a abertura de um CNPJ para o Social Media, separamos neste conteúdo as informações mais importantes sobre o assunto. Então, não deixe de acompanhar até o final. 

Como é a profissão do Social Media?   

A principal atribuição do Social Media é gerenciar as mídias sociais ou então, redes sociais de uma empresa ou pessoa (como uma celebridade, por exemplo). Isso envolve a criação de postagens e também, a responsabilidade de responder os comentários. 

Além disso, o profissional ainda precisa ter as habilidades certas para saber avaliar corretamente os resultados que estão sendo gerados. Para assim, montar estratégias que visem alcançar mais resultados. 

Por isso, é essencial que o Social Media entenda de Marketing, leitura de métricas e engajamento, e é claro, de redes sociais na totalidade como o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, TikTok, entre outras. 

Social Media pode abrir um CNPJ MEI? 

Uma das principais dúvidas do Social Media ao abrir o seu CNPJ é se ele pode ser MEI (Microempreendedor Individual). Esta, é uma das figuras jurídicas mais vantajosas no Brasil, devido à cobrança de impostos ser reduzida e o processo menos burocrático. 

O MEI apresenta as seguintes características: Faturamento máximo anual de 81 mil reais, apenas 1 funcionário registrado, não permite que a pessoa seja sócia de outras empresas e também, é proibido para profissões regulamentadas. 

No caso, o CNPJ para Social Media não pode ser MEI. Isso acontece por conta das atividades de marketing não estarem entre as permitidas para essa figura jurídica. Ou seja, o profissional precisa escolher outra opção.

Leia também: MEI e INSS: como funciona e quais são os benefícios

Qual é o passo a passo para abrir o CNPJ para Social Media? 

Depois de ver que o CNPJ para Social Media não pode ser MEI, separamos de forma simplificada como funciona a abertura correta, incluindo o passo a passo e todos os detalhes que precisam ser decididos.Veja: 

  • 1: Definição do tipo de empresa;
  • 2: Documentações;
  • 3: Escolha dos CNAEs corretos;
  • 4: Contato com uma contabilidade; 

Agora, vamos ver em detalhes como cada uma dessas etapas é feita.

Definição do tipo de empresa

Para trabalhar como Social Media com um CNPJ, é preciso escolher o tipo de empresa. Para abrir sem um sócio, existem duas opções: 

  • EI (Empresário Individual) é parecido com o MEI, mas não tem muitas limitações e restrições. Não aceita sócios;
  • SLU (Sociedade Limitada Unipessoal) aqui, não é misturado o patrimônio do sócio com a empresa e não é preciso ter um capital inicial;
  • LTDA (Sociedade Empresária Limitada) é o melhor tipo para quem vai ter um ou mais sócios, pois garante a proteção do patrimônio pessoal de cada um. Não precisa de um capital alto e ainda dá a possibilidade de abrir outras sociedades;

Documentações necessárias 

Para abrir o seu CNPJ para Social Media, inicialmente, são necessárias algumas documentações básicas, como o RG e CPF, Comprovante de residência, e o Contrato de Locação ou então, carnê do IPTU do local de trabalho do Social Media (caso tenha).

Escolha dos CNAEs corretos 

Além do Social Media ter que escolher a figura jurídica do seu CNPJ, também é necessário escolher os CNAEs adequados para os tipos de atividades que o profissional pretende executar no seu dia a dia. 

Dessa forma, o CNAE é o código de uma atividade que o governo exige que esteja vinculado a todos os CNPJs. No caso do Social Media, existem três principais opções: 

  • Código 7319-0/04 - Consultoria em publicidade, que se enquadra no Anexo III e Anexo V;
  • Código 7311-4/00 - Agências de publicidade, que se enquadra no Anexo III e Anexo V;
  • Código 7319-0/03 - Marketing direto, que se enquadra apenas no Anexo III;

A alíquota do Anexo III vai de 6% até 33%, já a do Anexo V vai de 15,5% até 30,5%. Para entender melhor como isso funciona, é necessário entender um pouco mais sobre o regime tributário para o Social Media, que falaremos mais a frente. 

Contato com uma contabilidade

Por fim, o passo mais importante para abrir o seu CNPJ para Social Media é entrar em contato com uma contabilidade que seja especializada em prestadores de serviços PJ como, por exemplo, a AccountTech. 

Dessa forma, você tem o auxílio certo em todas essas escolhas, e pode contar com benefícios como a abertura do CNPJ grátis ao ser um cliente do plano anual. 

Assim, a contabilidade é a que fica responsável por registrar o seu CNPJ na junta comercial, no Município e também, em conseguir a liberação do seu alvará de funcionamento, quando necessário. Estes, entre outros detalhes feitos de forma correta, evitam atrasos na abertura. 

Como é o regime tributário para o Social Media?

Homem e mulher em pé utilizando o celular e ícones de redes sociais na frente

O regime tributário é outro assunto que pode causar confusão em quem quer abrir o seu CNPJ para Social Media. Porém, este é um tópico muito importante, pois é o regime tributário que vai determinar como é feito o recolhimento dos impostos. Eles são três:

  • Simples Nacional: Com alíquotas mais baixas e impostos em guia única, a tributação fica entre 6% e 19,50%, com o faturamento máximo anual de R$ 4,8 milhões. 
  •  Lucro Presumido:A tributação fica entre 13,33% e 16,33%, com faturamento máximo de R$ 78 milhões ao ano.
  • Lucro Real: Este é o mais complexo, e é obrigatório para qualquer empresa que fature mais do que 78 milhões de reais por ano. A tributação é baseada nas seguintes alíquotas: IRPJ (15%), CSLL (9%), COFINS (7,6%), PIS (1,65%), Adicional de IR (Sobre o lucro trimestral superior a R$ 60 mil). 

O Simples Nacional é o regime tributário mais indicado para o Social Media abrir o seu CNPJ. Tanto por ser mais simples como também, por conta das suas alíquotas serem mais baixas, sendo mais econômicas para o profissional.

Leia também: Simples Nacional: Saiba tudo sobre este regime de tributação

Por que abrir o seu CNPJ como Social Media na AccountTech?

Abrir o seu CNPJ como Social Media pode ser bem mais simples e rápido do que você imagina. Na AccountTech, você entra em contato, aproveita a nossa consultoria gratuita e então, prossegue com o envio das suas documentações totalmente online. 

Então, ficamos responsáveis por toda a parte burocrática, desde a abertura do CNPJ para Social Media até a sua integração com a nossa plataforma online, disponível em desktop e mobile. Por fim, também realizamos a integração da conta digital PJ grátis. 

Além disso, na AccountTech você tem acesso a um Clube de Benefícios exclusivo, com empresas que são destaque no mercado. 

Quer conhecer todas as vantagens que você pode ter ao abrir o seu CNPJ de Social Media? Então entre em contato através do formulário logo abaixo que um de nossos consultores vai falar com você!  

 

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